Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Brasão da Vila Sant'Ana do Distrito de Itaquera



Descrição Heráldica



Sobre um resplendor em ouro, repousa o escudo de armas da Vila Sant’Anna com os seguintes elementos:

No Chefe, em seu Cantão destro sobre campo em ouro se assenta linhas onduladas, cravadas em esmalte preto e azul, representando os rios que cortam a região. Em sinistro sobre um campo em prata, se assenta um cruzeiro em esmalte azul que representa a lealdade e a fé sobre um suporte em esmalte vermelho, que representa a chama viva da caridade, inflamada pelo Divino Espírito Santo e o conjunto simboliza a Igreja de Vila Santana, primeira Igreja construída em solo Itaquerense.

No Contrachefe destro, em campo de prata, um castelo aberto de pedra, em esmalte magenta, representando a Casa Pintada, marco de fundação da Vila Santana.

No Contrachefe sinistro, em campo de ouro, um escudete com fundo em blau com cinco estrelas, quatro em prata e uma em ouro, representando esta última o posicionamento geográfico da Vila Santana e o conjunto, a Constelação do Cruzeiro do Sul.

Como divisor das partes, uma Cruz da Ordem de Cristo, simbolizando ao mesmo tempo fé e memória na ascendência Lusitana, onde com a Cruz da Ordem de Cristo, o Brasil foi descoberto e os sertões foram desbravados pelas entradas e bandeiras.

Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata, de 3 torres, representando a condição de Vila.

Em listel de blau, atada em uma espada em prata com punho em ouro, simbolizando justiça, inscreve-se, em ouro, a legenda Vila Sant’Anna, no centro, e ainda as expressões 1644, na extremidade destra, e 1912, na sinistra, representando a primeira a data de sua criação e a segunda a data de seu loteamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário