Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brasão do Distrito de Itaquera


O Escudo de Armas, ou Brasão, do Distrito de Itaquera foi constituido dentro das normas internacionais da heráldica e apresenta o seguinte Memorial:

        

Sobre um manto de arminho, com as cores nacionais e dois cetros cruzados com o orbe em ouro, repousa o escudo de armas do distrito de Itaquera formado pelos seguintes elementos:
5 escudetes distribuídos em seu corpo, onde cada cor, representa um continente, representando a população que forma Itaquera.
Chefe, em esmalte blau onde em seu Cantão destro e sinistro está o sol e a lua, respectivamente, que indicam que o brasão é considerado com força e poder permanentes, de dia e noite, para todo o sempre. Indica ainda que esta sujeito a um poder mais alto, celestial. No alto, um escudete em ouro com linhas onduladas cravadas em prata e esmalte azul, representando os rios que cortam a região
Sobre o campo em ouro, no Flanco direito ou destro, assenta um escudete blau com um castelo de pedra em ouro que representa as primeiras fundações de Itaquera
No coração ou centro do escudo, um escudete em esmalte vermelho, representando as vitórias alcançadas pela nossa gente com uma árvore em ouro, representando as nossas matas e florestas locais.
No Flanco esquerdo, um escudete em esmalte verde, e um cruzeiro em ouro, ambos representando a fé em Deus.
Contra chefe em prata com um escudete em esmalte negro, representando firmeza e obediência, com um leão rampante em ouro, que representa a nobreza, a constância e o poder.
Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Bairro ou distrito de Itaquera.
Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se, em ouro, a legenda Itaquera, no centro.



Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Parabéns pelo belo trabalho, não só belo como enriquecedor para todos nós itaquerense de nasscimento ou de adoção. Também pesquiso sobre Itaquera. E gostaria de poder utilizar o Brasão e a história dele tal qual fizeste aqui. Posso? Com certeza o crédito estará visivel.

    ResponderExcluir